AvançAraucária realizou primeira plenária de 2024
sexta, 01 de março de 2024
Com muito sucesso, aconteceu no último dia 27, a primeira plenária de 2024 do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária - AvançAraucária, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Presidido por Juscelino Katuragi, a reunião aconteceu com o espaço praticamente lotado, com presença de membros titulares e suplentes do Conselho, além de convidados.
O presidente Katuragi fez a abertura oficial da plenária e logo em seguida Dr. Simon Gustavo Caldas de Quadros, Procurador-Geral do Município e Vice-Presidente do AvançAraucária deu boas-vindas aos presentes e contou um pouco da trajetória do Conselho, desde sua fundação, em 2019.
PARQUE TECNOLÓGICO
Seguindo a pauta da reunião plenária, alguns temas foram apresentados e discutidos, entre eles a construção do Parque Tecnológico Araucária Biotech Center, que já conquistou o certificado de credenciamento junto à Separtec e a Fundação Araucária e agora segue para segunda etapa que é a submissão de um projeto junto à Fundação Araucária que disponibilizará 200 mil reais para parques tecnológicos, na categoria de Planejamento, que é o caso do Araucária Biotech Center.
A princípio o parque seria estabelecido dentro da Tecpar, em acordo desta instituição com a Prefeitura. Fernanda Lopata, do Sebrae, assim como Viviane Nery, da pasta de Planejamento do Município, contou das diversas ações colocadas em prática para o estabelecimento do parque.
ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO
Outro tema relevante foi sobre o ZPE – Zona de Processamento de Exportação, que está sendo viabilizado para a Araucária. A ZPE caracteriza-se como área de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. A instalação de uma ZPE trás diversos benefícios ao Município, entre eles investimento estrangeiro direto, geração de empregos, promoção a difusão tecnológica, desenvolvimento da economia e social, além de melhorar a balança de pagamentos e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.
Araucária, inclusive, já apresentou um pré-projeto ao Ministério de Economia e seria o primeiro Munícipio do Paraná a instalar uma ZPE e o segundo do Sul do país (o primeiro é em Imbituba, Santa Catarina). Hoje existem quatorze ZPEs no país.
CÂMARAS TÉCNICAS
As Câmaras Técnicas também foram discutidas na plenária e entrarão em funcionamento em breve, algumas a partir do mês de março. Das cinco câmaras, apenas uma está em pleno funcionamento, que é a de Inovação e Biotecnologia. As demais são Educação e Empreendedorismo; Sustentabilidade e Socioambiental; Mobilidade, Integração e Ordenamento Territorial; e Diversificação e Potencialização da Economia começarão sua caminhada nos próximos dias.
EXPOSIÇÕES
Durante o encontro, ocorreram algumas apresentações. A Gelopar contou um pouco de sua história e as ações que têm feito quanto à questão ambiental. Leoberto Bazzaneze também fez uso da palavra no período de exposições e apresentou brevemente seus desafios à frente da Truck Center e da Steel Metalúrgica, hoje líder nacional em caçambas. Pedro Fernandez, ex-presidente do AvançAraucaria e hoje professor de Comércio Exterior na FAE, além de cônsul da Dinamarca, apresentou um projeto sobre exportações aos membros do Conselho. Finalizando o período de exposições, Waldiclei, do jornal O Popular, falou sobre a feira que irá acontecer nos próximos dias e entre as diversas atratividades, contará com apresentação de mais de vinte e dois artistas locais.
PALAVRA LIVRE
Outros membros também fizeram suas explanações, como o presidente da Tecpar, Celso Kloss, que falou da importância dos parques tecnológicos, principalmente para Araucária na área de transição energética e biotecnologia. O senhor José Maurino, secretário executivo do SEPARTEC – Secretaria de Parques Tecnológicos, foi na mesma linha sobre a importância dos parquese ainda citou sobre o novo curso que a secretaria disponibiliza sobre Ambientes de Inovação. Vanderley Ribeiro, representante da SINDUSCON – Sindicato da Construção Civil, falou sobre a dificuldade de mão de obra para a área, que é a que mais emprega no país.
Ao final da plenária, no período de palavra livre, Rogério Pereira, que representou a SINDIMONT – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas Áreas Industriais, deixou claro a carência que existe no Município em função de colégios técnicos. Araucária tem muitas vagas em aberto na área técnica industrial, que não consegue ocupar por falta de treinamento dos profissionais desta área, assim acaba atraindo trabalhadores de Curitiba, por falta de capacitação dos trabalhadores locais. Só para a Fafen, segundo Rogério, serão três mil empregos, que certamente não serão ocupados no todo pelos araucarienses. O senhor Everaldo, representante da Parnaplast e da AECIAR - Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária, assim como o senhor Ivan, sócio proprietário da Gelopar, foram da mesma linha de Rogério, confirmando a condição de falta de mão de obra técnica para a indústria local.
Ainda com a palavra livre, Adriana Reichle, diretora do Colégio COC e representante do setor da Educação na iniciativa privada no Conselho, também se manifestou sobre o ensino técnico no Município e se disponibilizou para fazer parte das câmaras técnicas, assim como Lenice, gestora da unidade Uninter de Araucária e representante da ACIAA - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araucária, que também falou sobre Educação e se disponibilizou a participar das câmaras.
AVANÇARAUCÁRIA
O AvançAraucária - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária foi criado através de Lei Municipal 3484/2019, o qual possui caráter deliberativo e consultivo, para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município.
O AvançAraucária é composto por entidades representativas e que envolve uma aliança estratégica entre o poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e instituições de ensino.
A governança do Conselhotem a seguinte composição: Plenária; Comitê Gestor; Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva.
PRESENTES
Estiveram presentes na primeira plenária de 2024:
COMITÊ GESTOR
Juscelino Katuragi – Presidente.
Simon Gustavo Caldas de Quadros – Vice-Presidente (Procurador-Geral do Município).
Ricardo Escher – Vice-Presidente (representante da OAB).
Fernanda Lopata – Sebrae (Representando o vice-presidente Luiz Zaia).
Viviane Nery (Secretaria de Finanças).
Jair Rodrigues Dias Junior (Secretário Executivo).
MEMBROS DA PLENÁRIA
Aécio Novitski – Titular (ACIAA – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Araucária).
Lucas Odppis Zital – Titular (ACIAA).
Marcos Tokarski – Titular ACIAA.
Giuliano Gomes – Titular (ACIAA).
Daniel Francisco Roberto – Suplente (ACIAA).
Marinalva Melo – Suplente (ACIAA).
Lenice Alberton – Suplente (ACIAA).
Isabella Rigodanzo Berretta – Titular (Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico).
Anderson Tedesco – Suplente (Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico).
Jeferson Texeira da Silva – Titular (Secretário de Políticas Públicas).
Matheus de Faria Blaszcazk – Suplente (Secretaria de Políticas Públicas).
Michel Castro Nunes – Titular (CSN e AECIAR – Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária).
Everaldo Mariot (representando o senhor Fernando Furlan Cardoso – Parnaplast e AECIAR).
César de Oliveira – Suplente (AECIAR).
Celso Romero Kloss – Titular (TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná).
Rogério Pereira de Oliveira – Suplente (TECPAR).
Bibiana Rodrigues (SESI e SENAI de Campo Largo – Representante da FIEP).
Ivone Scener (SENAI de Campo Largo – Representante da FIEP).
Vanderley Ribeiro – Titular (SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná).
Adriana Reichle – Titular (Diretora Colégio COC – Representando o setor de Educação da iniciativa privada).
Edson Luiz Guariza – Titular (FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado do Paraná).
Rogério Pereira – Suplente (SINDIMONT - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas Áreas Industriais do Paraná).
CONVIDADOS
Leonice Lacerda – Secretária de Assistência Social.
José Maurino – Secretário Executivo SEPARTEC / SETI.
Leoberto Bazzaneze – Diretor-Presidente Truck Center e Steel Metalúrgica.
Ivan Dallolmo – Sócio-proprietário Gelopar.
Handressa Dallaldomo – Diretora Administrativa Gelopar.
Waldiceli Barbosa – Diretor-Presidente jornal O Popular.
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 AVANÇA ARAUCARIA
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES